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O Projeto
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O Politécnico de Viseu integrou, junto com os 13 Politécnicos da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico,
o projeto de Formação de docentes e outros agentes de educação e formação, que tem por base a capacitação para a co-criação de inovação de docentes do ensino superior politécnico e profissional.
Os objetivos principais do projeto, com duração de 3 anos e aprovado pelo POCH, são:
Promover e criar condições que permitam aos docentes a melhoria da qualidade, da eficácia e da eficiência das suas práticas pedagógicas, através do uso de novas ferramentas e novos métodos;
Possibilitar a melhoria contínua do processo ensino aprendizagem e vivenciar o processo de co-criação como cocriadores e também facilitadores;
Desenvolver novas competências, dos docentes, que permitam interagir com diferentes organizações;
Preparar os alunos para melhor atenderem às necessidades da sociedade, possibilitando a sua participação no desenvolvimento sustentável, através da resolução de desafios reais. A par da resolução de desafios os alunos adquirem
competências transversais de desenvolvimento do pensamento crítico, de comunicação, de trabalho em equipa e de trabalho colaborativo.
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Conteúdos da Formação
Início do processo de co-criação
- Fundamentos dos projetos de co-criação
- Utilização dos processos e ferramentas de exploração de cenários futuros
- Processo de entendimento e definição de contexto
- Ideação e prototipagem
- Validação de potenciais soluções
- Conceitualização das ideias
- Processo de construção de demos
Métodos
- Ferramentas de brainstorming
- Ferramentas de prototipagem
- Metodologias de validação
- Ferramentas de proposta de valor
- Storytelling como ferramenta
- Documentar resultados de co-criação e aprendizagem
- Ferramentas de avaliação
Implementação de boas práticas
- Como implementar a co-criação no ensino formal
- Como avaliar a aprendizagem em processos de co-criação
- Reflexões sobre a experiência de facilitação
- Plano de implementação de boas práticas de co-criação nos planos curriculares
Avaliação
- 30% - assiduidade nas sessões síncronas e assíncronas;
- 20% - desenvolvimento, discussão e entrega de tarefas solicitadas aquando das sessões síncronas e assíncronas;
- 50% - criação de documentos e trabalho resultante da função de facilitador.
O Politécnico de Viseu deve, entre outros pressupostos, ao longo de 6 semestres (3 anos), formar 48 docentes da instituição, das diferentes unidades orgânicas, e 12 docentes do ensino secundário/profissional.
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