O Projeto


O Politécnico de Viseu integrou, junto com os 13 Politécnicos da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico, o projeto de Formação de docentes e outros agentes de educação e formação, que tem por base a capacitação para a co-criação de inovação de docentes do ensino superior politécnico e profissional.

Os objetivos principais do projeto, com duração de 3 anos e aprovado pelo POCH, são:

  • Promover e criar condições que permitam aos docentes a melhoria da qualidade, da eficácia e da eficiência das suas práticas pedagógicas, através do uso de novas ferramentas e novos métodos;

  • Possibilitar a melhoria contínua do processo ensino aprendizagem e vivenciar o processo de co-criação como cocriadores e também facilitadores;

  • Desenvolver novas competências, dos docentes, que permitam interagir com diferentes organizações;

  • Preparar os alunos para melhor atenderem às necessidades da sociedade, possibilitando a sua participação no desenvolvimento sustentável, através da resolução de desafios reais. A par da resolução de desafios os alunos adquirem competências transversais de desenvolvimento do pensamento crítico, de comunicação, de trabalho em equipa e de trabalho colaborativo.


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    Conteúdos da Formação

    Início do processo de co-criação

    • Fundamentos dos projetos de co-criação

    • Utilização dos processos e ferramentas de exploração de cenários futuros

    • Processo de entendimento e definição de contexto

    • Ideação e prototipagem

    • Validação de potenciais soluções

    • Conceitualização das ideias

    • Processo de construção de demos

    Métodos

    • Ferramentas de brainstorming

    • Ferramentas de prototipagem

    • Metodologias de validação

    • Ferramentas de proposta de valor

    • Storytelling como ferramenta

    • Documentar resultados de co-criação e aprendizagem

    • Ferramentas de avaliação

    Implementação de boas práticas

    • Como implementar a co-criação no ensino formal

    • Como avaliar a aprendizagem em processos de co-criação

    • Reflexões sobre a experiência de facilitação

    • Plano de implementação de boas práticas de co-criação nos planos curriculares


    Avaliação

    • 30% - assiduidade nas sessões síncronas e assíncronas;
    • 20% - desenvolvimento, discussão e entrega de tarefas solicitadas aquando das sessões síncronas e assíncronas;
    • 50% - criação de documentos e trabalho resultante da função de facilitador.


    O Politécnico de Viseu deve, entre outros pressupostos, ao longo de 6 semestres
    (3 anos), formar 48 docentes da instituição, das diferentes unidades orgânicas,
    e 12 docentes do ensino secundário/profissional.